

O Erro Médico é um termo muito falado na atualidade. E vem sendo tema de ação judicial de forma crescente. De acordo com apuração do Tribunal de Justiça de São Paulo, estes processos aumentaram em 101%.
Dentre estas reclamações o que mais se discute são falhas nos procedimentos e erros de diagnóstico que geram graves danos materiais, à saúde e também morais ao paciente.
O que é Erro Médico?
No entanto, devemos lembrar que nem tudo é um erro médico. Não é qualquer resultado indesejado que pode ser entendido como um erro do profissional.
O erro médico é fruto de uma conduta/ato médico que, por negligência, imperícia ou imprudência, gere um dano ao paciente, o qual deve ser reparado ou indenizado.
Mas, muitas das vezes, o que gerou a insatisfação do paciente ou o resultado não esperado ocorreu em razão de uma intercorrência ou possível consequência à qual ele já estava exposto pelo tratamento realizado, ou seja, um risco já inerente.
Muitas ações judiciais que discutem sobre erros médicos não tratam realmente deles, mas sim das questões acima trazidas.
Como Identificar um Erro Médico
Sendo assim, para identificar um erro médico deve-se atentar-se à documentação médica do paciente!
É obrigação do médico e da equipe de saúde manter documentação e prontuário devidamente atualizados. Bem como relatar qualquer ocorrência e a rotina do paciente, medicamentos, sintomas, reações, informações fornecidas, exames, tudo. Caso o paciente sofra alguma complicação de saúde, deve ser possível, através do Prontuário, verificar sua origem. Ainda que esta seja de origem natural do corpo, a depender da condição e doença do paciente.
Neste caso, deverá verificar no Prontuário de houve algum ato de negligência, imprudência ou imperícia do médico, ou de outro profissional da equipe multidisciplinar de saúde.
Médico
Se você verificou que seu ato gerou um dano ao paciente e pode ser um erro médico, busque a melhor forma de repará-lo. Seja em novos procedimentos ou tratamentos, ou até mesmo com indenizações. Mas, não faça isso de forma arbitrária! É necessário que acordos e reparações sejam documentados e acompanhados por um advogado especialista.
Veja mais posts do nosso blog.