Assessoria Jurídica para Médicos: como funciona

Por que evitar processos judiciais?

Quando se fala em advogados, a primeira coisa que vem à cabeça são problemas.

Normalmente o advogado é visto como um bombeiro, uma figura, chamada para apagar a fogueira, resolver processos, acionado somente quando há um certo desespero e aparente situação sem outra solução.

No entanto, atualmente vê-se que o Poder Judiciário está sobrecarregado. A demanda de processos é grande, tornando-os lentos; os gastos judiciais são altos, tornando-os caros. O resultado de nenhum processo é garantido, além disso, a decisão judicial dificilmente agrada completamente ambas às partes.

Neste sentido, evitar o Judiciário é uma excelente alternativa. Obviamente algumas vezes ele se faz necessário, mas sempre que for possível buscar outras formas de dirimir o conflito, deve-se fazê-lo. Melhor ainda é evitar a ocorrência do Conflito.

O que é a Assessoria Jurídica para Médicos?

A Assessoria Jurídica Médica é uma ferramenta para a solução de conflitos e principalmente para a prevenção deles.

Os documentos médicos, por exemplo, têm diversas regras para elaboração, preenchimento, arquivamento, entrega e a proteção. Delimitadas também pelo Conselho Federal de Medicina, que em suas resoluções e pareceres ampliam as normas as quais o profissional especialista em Direito Médico deve ter conhecimento.

A atuação da medicina está envolta em diversas Leis e também em normas administrativas, as quais devem ser todas devidamente seguidas e cumpridas para se efetivar o legal e devido exercício profissional. Inclusive o Código de Ética Médica. Visto que na rotina do trabalho do profissional ou em hospitais, há exposição diária a situações em que a atuação com ética é colocada em dúvida.

É importante lembrar também que o Conselho Profissional também é responsável por realizar processos administrativos, os quais podem trazer desgaste e ainda punições como Advertências, assinaturas de Termo de Ajustamento de Conduta, Suspensão e até mesmo Cassação do registro profissional.

Portanto, a Assessoria Jurídica Médica atua na diligência de boas práticas para que médicos possam atuar de forma segura e responsável, evitando assim, futuros conflitos com pacientes, hospitais ou colegas de profissão.

Como funciona a Assessoria Jurídica para Médicos?

A palavra-chave que define a Assessoria Jurídica Médica é PREVENÇÃO, pois ela traz um auxílio jurídico trazendo mais segurança à atuação diária. Adequando-se às regras e leis, atuando com cautela em situações extraordinárias, cuidando da devida elaboração de documentos, bem como, em caso de conflitos, resolvendo da melhor e mais célere forma, a fim de alcançar satisfação aos envolvidos e evitando se tornar um processo longo, caro e desgastante.

Muito médicos costumam agir com uma postura defensiva, evitando buscar um advogado e desacreditando que suas questões se tornarão reais problemas no Conselho ou Judiciais. Esquecendo que o advogado especialista em Direito Médico é um aliado para a devida atuação e segurança profissional.

Leia mais conteúdos no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×