Ação contra plano de saúde: como proceder?

Quando falamos de ação contra o plano de saúde, precisamos entender qual o problema que se tem nesta relação. São inúmeras as questões e complicações que podem ensejar tais problemas.

Problemas mais comuns

  • Negativa de cobertura de cirurgias;
  • Negativa de tratamentos;
  • Negativa de partos;
  • Negativa de home care;
  • Negativa de terapias e métodos multidisciplinares;
  • Abusos em cláusulas contratuais;
  • Reajustes de mensalidade.

Infelizmente, estas negativas são mais comuns do que nós imaginamos, mas todos eles têm uma solução. Quando há uma negativa, é importante que ela seja formal, seja escrita ou por telefone, com o número de protocolo da ligação. É uma exigência judicial que se apresente no processo a negativa de cobertura do plano.

Exemplo: Fui ao médico através do plano de saúde e este prescreveu a realização de uma cirurgia urgente. Com esta prescrição eu vou à operadora de Plano de Saúde solicitar a cobertura – é importante que se faça um protocolo da solicitação, se for por mídias digitais ou se for presencial – as operadoras costumam fornecer um número do pedido ou solicitação. Então, posteriormente o Plano de Saúde retorna, informando que não fará a cobertura e apresentando uma razão (não está no Rol da ANS, é procedimento de caráter estético, o beneficiário não dispõe de carência para realização, dentre outras). Então, com esta negativa, você busca a via judicial, junto a um advogado especialista.

Se você tem algum problema com o plano de saúde, independente da natureza, primeiramente busque entender a natureza deste problema. O plano deve avaliar sua solicitação e lhe responder justificadamente quanto à negativa.

Porém, muitas vezes isso não acontece.

Como proceder?

Você pode buscar um advogado especialista na área e levar a ele todos os seus problemas e questionamentos com o plano. Então, após analisar suas questões e as documentações, serão dadas algumas alternativas para a solução dos seus problemas.

“Quais documentos preciso ter em mãos para entrar com uma ação contra o plano de saúde?”

É importante que você, enquanto paciente, detenha cópia do seu contrato com o plano de saúde, comprovante de pagamento das mensalidades, solicitação do médico, em uma prescrição ou laudo, documentação das solicitações realizadas, sejam por protocolos de ligação ou atendimento, negativas escritas, e-mails ou mensagens de WhatsApp.

A documentação funciona como prova para discutir sua questão e levar ela ao processo. Mas, ainda que não as tenha, há diversas formas de solicitá-las. Portanto, havendo problemas, busque um advogado especialista.

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